Sessões Plenárias
CONFERÊNCIA PLENÁRIA:
Aritmética, Álgebra, Funções e Representações Múltiplas Através do Currículo Escolar
Analúcia D. Schliemann
Tufts University, Medford, MA – Estados Unidos da
América
Estudos recentes sobre o ensino e aprendizagem de álgebra a partir da escola elementar sugerem que as dificuldades de estudantes ao serem introduzidos à álgebra no ensino médio e secundário têm sua origem num currículo que enfatiza primeiro o ensino de aritmética e, só mais tarde, o ensino de álgebra.
Nesta palestra discutiremos uma abordagem para ensino de matemática com ênfase na compreensão de variáveis e funções e no uso de representações múltiplas (descrição verbal, linha numérica, tabelas de dados, gráficos de funções, notação algébrica etc.) e onde conceitos e representações algébricas são introduzidos desde a escola elementar, enriquecendo e aprofundando a compreensão da aritmética e preparando os estudantes para o estudo formal da álgebra. Exemplos de discussões entre estudantes e dados quantitativos sobre o impacto desta abordagem no ensino e aprendizagem de matemática ilustrarão esta abordagem e demonstrarão sua contribuição para uma compreensão mais rica e profunda da matemática.
Esta palestra baseia-se nos nossos estudos em sala de aula sobre álgebra na escola elementar (http://ase.tufts.edu/education/earlyalgebra/default.asp), desenvolvidos com David W. Carraher, Bárbara M. Brizuela e outros e no nosso projeto para desenvolvimento de professores do ensino médio (https://sites.tufts.edu/poincare/), com David W. Carraher, Montserrat Teixidor-i-Bigas e outros.
PAINEL PLENÁRIO:
De que nos serve “representar”?
Contributos sobre o papel das representações matemáticas no ensino e aprendizagem da
Matemática
Moderação:
Universidade do Algarve e Unidade de Investigação do IE, Universidade de Lisboa
Intervenientes:
Ana Henriques, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Paula Teixeira
Sandra Nobre, Agrupamento de Escolas Professor Paula Nogueira, Unidade de Investigação do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa e Bolseira da FCT
O painel plenário tem como objetivo discutir a temática das representações matemáticas no ensino e aprendizagem da Matemática. Alimentado pelas diferentes perspetivas apresentadas pelos intervenientes, pretende-se que o debate se desenvolva em torno de questões como:
- Fará sentido perguntar que tipos de representações matemáticas são mais úteis para responder a determinada questão ou resolver determinado problema?
- Como é que a tradução entre sistemas de representação pode promover a aprendizagem, sabendo que isso obriga a mudar sistematicamente de significados convencionados?
- Existe uma distinção entre o papel das representações matemáticas i) como um meio para exprimir (exteriorizar, comunicar) determinada ideia ou informação e ii) como um meio para o próprio indivíduo desenvolver uma estratégia ou uma forma de pensar?
- Como estão os recursos tecnológicos a “invadir” o espaço das representações matemáticas e como é que, em particular, as representações dinâmicas, visuais, e interativas convivem (melhor ou pior) com as representações estáticas, formais e tradicionais?
- Qual a importância de fomentar o uso de múltiplas representações externas na aprendizagem da Matemática?
- O que significa a representação matemática no campo da Geometria? E o que significará trabalhar em Geometria com o registo da Álgebra?
- Que vantagens e desvantagens em associar a representação matemática aos multi-significados dos conceitos quer para o conhecimento pedagógico do professor quer para fomentar a compreensão dos alunos?